segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A Minha Visão do Clássico




Relato Golo Antena 1



Relato do Golo RR (carregar aqui)

Vitória justa e incontestável. O Benfica teve a maior parte do tempo por cima no jogo, esteve sempre mais próximo do segundo golo que o FCP do empate, adaptou-se melhor ao estado do terreno, foi globalmente mais forte, e tacticamente fiquei com a sensação que Jesus surpreendeu Jesualdo.

Não com a entrada de Urreta (para um menino de 19 anos, que soube que ía jogar durante a manhã, esteve muito bem até ter pernas), que apenas foi troca de jogador por jogador (Di Maria), mas sim com o posicionamento de Carlos Martins e Saviola.

Carlos Martins jogou junto a Javi Garcia, ajudando a impedir a primeira construção de jogo do FCP, e foi Saviola quem acabou por fazer o papel mais próximo ao que Aimar constuma fazer. Fernando, e os centrais do FCP ficaram nitidamente baralhados com este desposicionamento táctico. Fernando não tinha Carlos Martins (Aimar) para marcar, o mesmo acontecendo com Bruno Alves/Rolando que não sabiam onde andava Saviola, que aparecia muitas vezes nas zonas de Fernando.

E penso que terá sido assim, que o Benfica se superiorizou tacticamente ao FCP. Há claramente uma vitória de JJ sobre Jesualdo.

O FCP não conseguia construir, não conseguiu ligar o seu jogo, apresentando três trincos (Guarin, Fernando, Meireles) e penso que mais do que nunca os portistas sentiram a falta de Lucho. Ao Porto ontem, faltou alguém que ligasse o meio-campo com o ataque. Mas essa análise deixo para o meu colega de Blog.

O Benfica acabou o jogo com: Weldon, Luís Filipe e Filipe Menezes. Jogadores de segunda linha (Luís Filipe é de terceira), que só reforça a minha tese de que Jesus ganhou não por ter melhores jogadores, mas por ter conseguido manietar na maior parte do tempo, o esquema táctico do FCP.

É uma vitória moralizadora, mas apenas isso. Pontualmente vale tanto, como valia a vitória em Olhão. Há ainda muito campeonato pela frente, e é a regularidade que faz ganhar campeonatos, não as vitórias nos clássicos/derbys, que apenas ajudam.

Mas que foi uma vitória saborosa, lá isso foi.



2 comentários:

  1. Luis,

    Faltou falar em Lucílio Baptista e no escandaloso lance da mão do cebola mole.

    Um roubo à Lucílio, como nos velhos tempos. Seria disto que se queixavam os adeptos azuis aquando da nomeação deste ladrão?

    ResponderEliminar
  2. Um resultado mais que justo da unica equipa que entrou no campo para vencer!
    Com esta atitudo o Benfica é campeão, tem é que manter!
    Quanto ao FC Porto, a meu ver, foi um jogo à Jesualdo Ferreira...com medo! E quem tem medo perde!

    ResponderEliminar